Acervo
Ao longo de mais de cem anos de atividades nos campos da literatura, da música, do teatro e da dança, a Sociedade de Cultura Artística acumulou farto material iconográfico que reúne centenas de programas de concerto e milhares de fotografias dos espetáculos e das muitas atrações nacionais e internacionais que passaram por seus palcos desde as primeiras décadas do século XX. Por seu inestimável valor histórico, todo esse rico acervo de imagens foi tombado como Patrimônio Material pelo IPHAN, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Com o intuito de preservá-lo, a Cultura Artística e a Via das Artes, com o patrocínio da Vinícola Aurora e o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, mediante seu Programa de Ação Cultural —o ProAC —, deram início, em abril de 2011, a um grande projeto de catalogação e posterior divulgação desse acervo centenário. Mais de doze mil imagens ganharam formato digital, em um intenso esforço de conservação cuja primeira etapa foi concluída em março de 2013.
Essa iniciativa, porém, não se esgota com a digitalização da valiosa herança iconográfica da Cultura Artística. Em sua próxima etapa, o projeto prevê o tratamento e a classificação das imagens, com o propósito de, no futuro, colocá-las ao alcance de instituições vinculadas às artes e à história cultural de São Paulo. Isso permitirá a estudiosos e pesquisadores o acesso a um acervo cultural único no panorama da música e das artes cênicas da cidade de São Paulo.