Receba novidades:

Bolsas de Estudo

PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO MAGDA TAGLIAFERRO

Regulamento

A Cultura Artística, instituição cultural privada sem fins lucrativos, promove, anualmente, o Programa de Bolsas de Estudo Magda Tagliaferro, voltado a jovens músicos de 16 a 26 anos que residam no Estado de São Paulo, nas modalidades de Canto e de Instrumento.

O Programa tem o objetivo de impulsionar a carreira de músicos clássicos que busquem a profissionalização na área da performance. São oferecidas aulas particulares com professores consagrados, para aprimoramento técnico e preparação para processos seletivos e concursos nacionais e internacionais. A bolsa tem duração de 1 (um) ano, renovável mediante avaliação anual, até o limite de 2 renovações.

Das inscrições

As inscrições, encerradas em 15 de abril, são gratuitas e destinadas aos interessados que cumpram os critérios exigidos. Para participar, é preciso preencher o formulário de inscrição e enviar um link – youtube ou vimeo – com um vídeo gravado recentemente ( no máximo, há 6 meses), de até 4 minutos de duração, com a execução de uma peça de livre escolha. Após a primeira seleção, realizada por membros do Conselho Educativo da Cultura Artística, os candidatos aprovados serão convocados para uma audição presencial, fase final do processo.

A lista dos selecionados para a audição presencial será divulgada aqui pelo site no dia 29 de abril.

Das audições

O candidato selecionado apresentará à banca uma peça de livre escolha, de até 10 minutos, necessariamente diferente da obra interpretada no vídeo de inscrição. Em 2019, a audição presencial para a seleção de novos bolsistas será no dia 15 de maio das 8h30 às 10h30, em local a ser anunciado. O não comparecimento à audição no dia e horário determinado elimina, automaticamente, o candidato.

Estrutura do Programa

1 – Aula semanal de 1 (uma) hora com professor particular de instrumento ou canto;
2 – Aulas de idioma na Cultura Inglesa ou Instituto Goethe, mediante disponibilidade de vagas;
3 – Acesso com acompanhante à toda a programação da Cultura Artística;
4 – Preferência em participar de master-classes promovidos pela Cultura Artística;
5 – Direito a candidatar-se a passagem aérea para participação em concursos, festivais, audições e processos seletivos, fornecida mediante avaliação;
6 – Ajuda de custo na tradução de documentos e inscrição em concursos, festivais, audições e processos seletivos nacionais e internacionais;
7 – Ajuda de custo para manutenção de instrumentos musicais e compra de acessórios (cordas, palhetas etc);
8 – Fisioterapia, ortopedia e prevenção de acidentes no Instituto Vita (R. Mato Grosso, 306 – Higienópolis, São Paulo/SP);
9 – Acompanhamento de estudo e desenvolvimento. Nas reuniões semestrais de orientação, o bolsista deverá trazer programas impressos das atividades realizadas, sempre que disponíveis.

Compromisso dos Bolsistas

1 – Assiduidade nas aulas (instrumento e idioma), recitais e audições;
2- Envio, por e-mail, de relatório semestral de aulas, contendo frequência e conteúdo (repertório, teoria, técnicas) trabalhado, e de atividades, com a participação em masterclasses, recitais, concursos etc;
3 – Disponibilidade, sempre que convocado, a realizar audições e recitais;
4- É obrigatório incluir no currículo e nos programas de suas apresentações menção à bolsa Magda Tagliaferro/Cultura Artística – classe do professor escolhido.

Inscrições: encerradas

Dúvidas?
Em caso de dúvidas, escreva para comunica@culturaartistica.com.br